Connect with us

Amazonas

Campanha valoriza negócios de impacto que contribuem para a proteção da floresta amazônica

Publicado

on

Reconhecer e valorizar as diversidades naturais e culturais da região amazônica é o propósito da campanha #1AmazôniaDePossibilidades, lançada pelo Lab de Impacto, programa de aceleração do Impact Hub Manaus. O movimento também visa impulsionar o consumo de produtos e serviços de negócios de impacto socioambiental, colaborando para a economia local em diferentes territórios.

A campanha contou ainda com o reforço de influenciadores da Amazônia na criação de conteúdos digitais para visibilizar e incentivar o consumo desses negócios.

Iniciado em 2020, o Lab de Impacto tem se consolidado como uma referência regional. O programa oferece capacitação empreendedora, conexão com atores do mercado, capital semente entre R$ 30 mil e R$ 100 mil e monitoramento por 36 meses após o fim da jornada. Em três edições, mais de 300 negócios foram inscritos. Atualmente, o Lab apoia 23 negócios da Amazônia Legal, atuantes em setores como alimentação, gestão de resíduos, turismo e moda sustentável.

Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub Manaus, explica que o foco da campanha é destacar o trabalho de negócios que são exemplos de inovação socioambiental e contribuem para o desenvolvimento sustentável em territórios urbanos, rurais e tradicionais da região.

“É um processo de conscientização. Ao consumir produtos desses negócios, os consumidores não só apoiam a economia local, mas também ajudam a proteger a biodiversidade, promover a inclusão social e apoiar o trabalho de mulheres e comunidades indígenas”, afirma.

Após construir toda a percepção do negócio, o novo desafio é conquistar espaço no competitivo mercado. Há várias marcas de destaque cujo impacto vai além de oferecer um produto ou serviço inovador, refletindo também o compromisso com o meio ambiente, o fortalecimento da economia local e as populações tradicionais.

“A campanha também é uma forma de reconhecer o trabalho incansável de empreendedores amazônidas que estão transformando a realidade onde atuam”, acrescenta Bessa.

Empreendimentos que transformam a realidade

Fundada em 2018, a Flor de Jambu é uma marca paraense que busca valorizar e resgatar os sabores da Amazônia por meio da venda de produtos alimentícios de alto valor nutricional e sabor. A linha inclui compotas, geleias, marmeladas e temperos feitos com frutas e plantas da região.

“A Flor de Jambu é um exemplo de como a gastronomia pode ser uma ferramenta de transformação social”, afirma Carol Vilanova, CPO do negócio.

Outro destaque paraense é a Cacauaré, que trabalha com o cacau amazônico na produção de produtos de alta qualidade, respeitando princípios de sustentabilidade e comércio justo. O negócio explora ainda sabores como o cupuaçu em suas criações.

“Nosso diferencial é valorizar a produção local e o uso de técnicas tradicionais de cultivo do cacau, buscando sempre a preservação ambiental e o empoderamento dos produtores locais”, revela Noanny Maia, diretora executiva.

Em Iranduba (AM), a empreendedora Regina Ramos está à frente da Sapopema Biojoia, uma marca que une arte e sustentabilidade na criação de joias artesanais — colares, pulseiras e outros acessórios produzidos com sementes, madeira e fibras vegetais da floresta.

“Cada peça é mais do que um acessório. É um símbolo de resistência cultural e de respeito à biodiversidade da Amazônia”, declara.

Já no Acre, o Ateliê Yawa valoriza o artesanato indígena e a moda sustentável. O negócio cria peças exclusivas com tecidos naturais, técnicas ancestrais e as tradições culturais dos povos originários da floresta.

“Mais do que gerar emprego para as mulheres da comunidade, ao apoiar as mulheres indígenas na construção de uma economia própria e sustentável, nos tornamos uma plataforma de empoderamento feminino”, afirma Nara Mattos, coordenadora geral.

Preservar para o amanhã

Marcus Bessa reforça que, entre os principais benefícios de consumir produtos de negócios regionais, estão a conservação da sociobiodiversidade, o fomento à economia local, a valorização das culturas indígenas e tradicionais, além da sustentabilidade ambiental.

“Ao apoiar estes e outros negócios do portfólio do Lab de Impacto, estamos não só investindo em produtos autênticos e de qualidade, mas ajudando a preservar a Amazônia para as próximas gerações. Junte-se a essa causa e celebre a riqueza da floresta em todos os aspectos”, finaliza.

Mais informações sobre a campanha #1AmazôniaDePossibilidades estão disponíveis nas redes sociais @labdeimpacto_ e @impacthubmanaus.

+++++++

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

Copyright © 2023 Portal Primeira Página