Amazonas
Humaitá, no Amazonas, é apontada como 630ª melhor cidade do Brasil para quem quer viver mais e melhor

Relatório leva em consideração as mais de 5.665 cidades brasileiras
Um relatório divulgado pelo Instituto de Longevidade aponta a cidade de Humaitá (AM), a 700 quilômetros por estrada de Manaus, como a 630ª melhor cidade de médio porte do Brasil para quem quer viver mais e melhor. A população considerada nesta faixa é entre 34.850 e 100 mil habitantes.
O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) é calculado a partir da média de 23 indicadores, distribuídos em três dimensões, divulgados por instituições academicamente reconhecidas (IBGE, DATASUS, INSS, STN, TSE, INEP e Anatel). As áreas são: Economia, com peso de 35% na composição final do índice; Socioambiental (30%); e Saúde (35%).
O IDL procura ranquear todos os municípios brasileiros segundo as condições de longevidade da população de 60 anos ou mais de idade. Essas condições estão relacionadas aos níveis de segurança financeira, à presença de uma rede estruturada de assistência à saúde, organização urbana, segurança e presença de espaços públicos para atividades físicas. Aspectos como cobertura vacinal, engajamento cívico, conectividade e aprendizado contínuo de idosos também são levados em consideração.
O prefeito, Dedei Lobo, destaca que, tanto os hábitos da população quanto a estrutura disponível no setor público influenciam nesta conquista. “Enquanto poder público, buscamos focar em ações que desenvolvam o município de forma sustentável, de forma econômica e social, e resultados como este comprovam que estamos no caminho certo”, destaca.
Dedei ressalta a atenção da Administração voltada para a infraestrutura urbana, criação de novas praças e espaços de lazer, novos centros de convivência para idosos e forte reestruturação da Saúde como alguns dos pilares que viabilizaram ao município chegar a este patamar. “E, com os investimentos que estamos realizando, alcançaremos resultados cada vez melhores, que refletem diretamente na qualidade de vida de toda a população.”
PREVINE BRASIL
No início do mês, o Ministério da Saúde publicou os indicadores do Programa Previne Brasil e Humaitá ficou como a 4ª cidade no Amazonas com melhor cobertura na atenção básica em saúde.
“Mesmo em mais um ano de dificuldades orçamentárias, nossos servidores não mediram esforços para prestar um serviço de excelência à população. O resultado desse trabalho se reflete em números, na melhoria de indicadores. Agradeço a todos os servidores pelo trabalho diário”, disse o prefeito Dedei Lobo.
O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o Governo Federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais.
