Connect with us

Interior do AM

Médico de Fonte Boa surge como futuro prefeito do município nas eleições de 2024, avalia pesquisa

Publicado

on

Nas eleições de 2020, quatro candidatos concorreram à vaga de prefeito da cidade, que fica distante da capital Manaus, a 676 km em linha reta. Em 2024, tudo caminha para ter apenas duas candidaturas 

O atual prefeito de Fonte Boa, Gilberto Lisboa (PL), não avançaria com seu candidato para a vitória nas eleições municipais de 2024 se ocorressem hoje, de acordo com o primeiro levantamento de intenção de votos divulgado pela Instituto Action de pesquisa e opinião.

A empresa, com mais de 20 anos no mercado, atende a empresas, políticos e empreendedores de todos os tipos, portes e segmentos, tem se destacado no cenário político amazonense com acertos de prognósticos em Manaus e no interior do Amazonas.

Em entrevista com eleitores de Fonte Boa (AM), no Alto Solimões, os dados coletados na modalidade “face a face” apontam que o médico Dr. Lázaro Almeida, que foi candidato a prefeito em 2020, seria eleito com vantagem em todos os cenários possíveis de adversários políticos.

O médico também desponta do menor índice de rejeição entre todos os candidatos com apenas 2% negativos.

O levantamento feito Instituto Action aponta uma desaprovação de 57,2% da gestão do atual e se caso o prefeito decidisse apoiar a candidatura de Dr. Lázaro, os números captados dos eleitores seriam:

– Não faria diferença (51,5%)

– Deixaria de votar (21,2%)

– Diminuiria (12,1%)

As tratativas com as forças políticas atuais indicam que eleição para prefeito de Fonte Boa em 2024 ocorrerá com apenas duas candidaturas únicas. Oposição e Situação. Assim sendo, a oposição se uniria para disputar com igualdade de condições com a máquina pública.


Cenário 2

A pesquisa avaliou o cenário numa disputa entre o candidato do prefeito Biquinho, o atual vice-prefeito Alailson Lisboa, e o resultado foi de 54,8 % a favor de Dr. Lázaro contra 31,5 % de Alailson Lisboa. Ou seja, 23% de diferença. Uma vantagem ampla considerando que Alailson possui apoio da máquina pública.

Cenário 3 

Neste cenário, a pesquisa identificou junto à população fonteboense que, numa disputa entre o vice-prefeito Alailson Lisboa e o ex -prefeito Suedney Araújo (Sué), este perderia a eleição por 41,9 % (Alailson) e 39,5 % para Sué.

Metodologia

Foram realizadas entrevistas com 448 eleitores no período de 5 a 8 de setembro de 2023. A margem de erro amostral para um intervalo de confiança de 95% é de 4.5% para mais ou menos.

Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário estruturado de modo presencial face-a-face.

Fonte Boa possui 15.538 eleitores, que representam 0,942 ou 94,2,% do eleitorado total do município (TSE, consulta em setembro/2023).

O município é conhecido pela realização da Festa do Pirarucu, no final de novembro e início de dezembro e também pela festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Guadalupe

+++++++

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

Copyright © 2023 Portal Primeira Página