Amazonas
Presidente Roberto Cidade comanda sessão de reabertura das atividades parlamentares na Aleam e faz anúncios para o segundo semestre

No retorno dos trabalhos no plenário Ruy Araújo, nesta terça-feira (5/8), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), confirmou a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para outubro deste ano e a divulgação do edital do concurso público da Casa para a segunda quinzena deste mês. O deputado-presidente falou ainda sobre a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
“A Casa retoma hoje os trabalhos em plenário, mas os atendimentos em gabinete não pararam nenhum dia. A boa notícia é que o edital será divulgado até o final deste mês, para que possamos lançá-lo à população, definir a data do concurso e, consequentemente, realizar as provas. Assim que o processo for homologado, iniciaremos a contratação dos novos servidores. Nossa previsão é que, ainda este ano, até o final de 2025, a homologação do concurso da Aleam seja concluída e possamos convocar de imediato 100 novos servidores, que irão iniciar os trabalhos em janeiro de 2026. Essa é a nossa meta”, declarou o presidente.
A banca que fará a aplicação das provas é a Fundação Getulio Vargas (FGV). O concurso prevê o chamamento imediato de 100 pessoas, sendo 60 delas para o ensino superior e 40 para o ensino médio, além de 200 vagas para cadastro reserva.
Centro de Inclusão Sensorial
Cidade confirmou a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para outubro deste ano. O espaço, que funcionará dentro das dependências do Legislativo Estadual, irá ofertar terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
“Estamos concluindo as instalações do Centro Sensorial da Aleam e, em outubro, ele estará em funcionamento. Inicialmente, serão 200 vagas para servidores do Legislativo e seus dependentes, mas nossa expectativa é de que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral, posteriormente. Esse será um trabalho social enorme. Sabemos das dificuldades de mães e pais atípicos para oferecer os atendimentos necessários e, para nós da Aleam, é motivo de muita alegria poder ter um espaço como o que teremos aqui”, afirmou.
O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.
Votações
Assim como ocorreu no primeiro semestre, a expectativa do presidente Cidade é que, no segundo, a pauta de projetos seja zerada até o encerramento das atividades parlamentares no plenário. O deputado-presidente confirmou ainda que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estará com o prazo aberto para apresentação de emendas parlamentares a partir de outubro.
“É importante ressaltar que a Aleam é uma das assembleias mais produtivas do Brasil. Algumas assembleias realizam apenas uma sessão plenária por semana, enquanto a nossa mantém as três sessões regulares, adaptando-se ao calendário e feriados. Cumpriremos todas as sessões e o cronograma orçamentário, com a abertura do prazo para apresentação de emendas parlamentares a partir de outubro. Para que tenham uma ideia, enquanto o Congresso ainda não retomou a discussão da LDO, nós já a concluímos. Continuaremos trabalhando com seriedade e aprovando projetos importantes para o Estado”, finalizou.
+++++++
