Reunião fortalece a difusão de conhecimentos que favoreçam a adoção de condutas íntegras pelos servidores públicos, especialmente no exercício de suas funções.
Representantes do Comitê de Integridade Institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), presidido pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, reuniram-se nesta quinta-feira (15/01) com representantes da Polícia Militar do Amazonas para tratar de parceria para o desenvolvimento de um termo de cooperação técnica e fortalecimento de ações institucionais em conjunto.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, localizada no 8.º andar da sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no bairro Aleixo, e contou com a presença de servidores da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM e de servidores da PMAM. Na ocasião, houve a apresentação das ações e da estrutura do Comitê de Integridade Institucional do TJAM, com o objetivo de compartilhar informações e experiências.
A reunião fortalece a difusão de conhecimentos que favoreçam a adoção de condutas íntegras pelos servidores públicos, especialmente no exercício de suas funções. Segundo a secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa Abinader da Rocha, é importante que o servidor público conheça seus direitos e deveres e que o programa de integridade do TJAM reforce ações e boas práticas para uma conduta mais eficaz dentro do tribunal, ressaltando ainda o lançamento do Código de Ética da Corte Estadual.
“Essa reunião objetiva disseminar as principais ações do tribunal em relação ao Programa de Integridade, fechar parcerias e também melhorar a imagem das instituições. A gente acredita que a Polícia Militar traz essa credibilidade, além de colher e compartilhar informações e boas práticas que possam fortalecer a administração pública de forma geral”, destacou Nabiha Monassa.
Para a tenente-coronel e subdiretora de Capacitação e Treinamento da PMAM, Núbia do Carmo Brandão, “a Polícia Militar, junto com o TJAM, pretende, por meio da troca de experiências e de conhecimentos, nivelar o conhecimento a respeito de ética, auditoria e informações que possam nos ajudar no nosso trabalho, tanto das instituições separadamente quanto conjuntamente, para termos um canal de integridade que realmente faça a diferença, funcione e traga maior credibilidade para as instituições”, afirmou.
Durante a reunião, também foram discutidas as atribuições e os objetivos do Comitê de Integridade do TJAM, como o assessoramento do Programa de Integridade do TJAM; o monitoramento das ações, sob a coordenação do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos; a gestão de riscos na administração pública; a criação de um canal interno único para denúncias; o desenvolvimento de curso para servidores sobre o Código de Ética do tribunal; a criação de um Comitê Estadual de Integridade; entre outros temas.
Os representantes da Polícia Militar também destacaram o interesse na realização de treinamentos para policiais militares; no compartilhamento de informações, processos e condutas; na aproximação institucional com o tribunal; na legitimidade das ações de cada instituição de maneira integrada; e no alinhamento de práticas institucionais, com o objetivo de viabilizar e firmar o termo de cooperação técnica entre a PMAM e o TJAM.
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a foto da reunião entre os membros do Comitê de Integridade Institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com representantes da Polícia Militar do Estado para tratar de parceria para o desenvolvimento de um termo de cooperação técnica e fortalecimento de ações institucionais em conjunto. Foto traz seis pessoas sentadas ao redor de uma mesa, entre elas a secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa Abinader da Rocha (terceira pessoa da direita para a esquerda e vestida com roupa com desenhos floridos).
Texto: Vanessa Barbosa Brito
Fotos: Marcus Phillipe e Acervo Pessoal
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771

