Os jurados em potencial no caso do tiroteio contra A$AP Rocky teriam recebido perguntas para avaliar seu conhecimento e nível de interesse na parceira de longa data do rapper, Rihanna.
TMZ relata que possíveis jurados foram questionados sobre Rihanna, 36, e A$AP, 36.
Rocky está sendo julgado sob a acusação de ter disparado uma arma contra Terell Ephron, um ex-amigo e colaborador, do lado de fora de um hotel de Hollywood em 2021. Ele se declarou inocente de duas acusações criminais de agressão com arma de fogo semiautomática.
Os advogados teriam perguntado aos convocados para o júri se eles já haviam comprado produtos vendidos por Rihanna.
Rihanna – que namora A$AP, 36, desde 2020 e divide com ele os filhos RZA, dois, e Riot, um, – vende uma linha de roupas e lingerie chamada Savage x Fenty, além da linha de cosméticos Fenty Beauty.
Os possíveis jurados teriam sido questionados se já haviam comprado produtos de Rihanna e se conseguiriam chegar a um veredicto justo e imparcial se a cantora estivesse presente no tribunal.
Potenciais jurados no caso de tiroteio contra A$AP Rocky teriam sido questionados sobre a parceira de longa data do rapper, Rihanna; retratado em dezembro de 2024
TMZ relata que o possível júri também foi questionado se os membros já ouviram falar de A$AP ou do cantor dos Diamonds, ouviram suas músicas ou baixaram suas músicas.
Mais tarde na quinta-feira, o julgamento deu um passo à frente quando um júri final foi formado.
Notavelmente, Rocky será julgado por um jurado que não inclui negros – que representam quase nove por cento da população do condado de Los Angeles – de acordo com o TMZ.
Os doze jurados são compostos por sete mulheres e cinco homens, e são supostamente brancos, asiáticos e hispânicos.
Quatro jurados suplentes, todos mulheres, também foram selecionados caso algum dos jurados regulares fosse destituído ou tivesse que renunciar, mas nenhum deles era negro.
O julgamento está sendo supervisionado pelo juiz Mark Arnold, que é branco.
Isso pode não ser uma boa notícia para Rocky – nome verdadeiro: Rakim Athelaston Mayers – já que um estudo de 2012 conduzido na Duke University descobriu que um júri com pelo menos um membro negro tendia a condenar réus negros em taxas semelhantes às dos réus brancos, enquanto os réus negros eram maior probabilidade de serem condenados do que os réus brancos quando não havia jurados negros.
No entanto, esse estudo foi conduzido apenas com jurados brancos ou negros, portanto a composição multirracial do júri de Rocky pode não ser tão influente.

Rihanna vende uma linha de roupas chamada Savage x Fenty, bem como cosméticos da Fenty Beauty, e ambos foram mencionados durante a seleção do júri.

A cantora de Love On The Brain também tem Fenty Beauty, sua linha de cosméticos; retratado em 2017
Tanto a promotoria quanto o advogado do réu tiveram a opção de expulsar os possíveis jurados. Além das demissões por justa causa, cada lado pode ter 10 jurados demitidos sem indicação do motivo. A defesa usou quatro de seus desafios. Os promotores usaram apenas um. Eles disseram que estão satisfeitos com o júri atualmente composto.
No entanto, os advogados de Rocky disseram que planejavam apelar da rejeição do juiz ao seu pedido de audiência sobre por que menos de 5% do júri é negro, enquanto a área de origem é composta por quase 9% de afro-americanos, o que pode ter jogado um papel no júri final não tem membros negros.
“Estamos preocupados com isso, para dizer o mínimo”, disse Tacopina. ‘Estamos no centro de Los Angeles, não em uma cidade pequena em Montana.’
O reverendo Al Sharpton disse na plataforma social X que tem acompanhado o processo e criticou a composição racial do grupo de jurados.
“É absolutamente ridículo que o júri não seja justo e representativo, de modo a privar A$AP Rocky de um julgamento justo”, dizia o post. ‘Estou monitorando este julgamento e desafiando o promotor distrital de Los Angeles para garantir que justiça justa e representativa seja concedida a A$AP Rocky.’
O juiz se recusou a pausar o julgamento para o recurso.
Rocky se declarou inocente de duas acusações criminais de agressão com arma de fogo semiautomática e pode pegar até 24 anos de prisão se for condenado por ambas.
As acusações surgem de um confronto em Hollywood em novembro de 2021 entre Rocky e seu colega rapper Terell Ephron, cujo nome artístico é A$AP Relli. Ele foi membro, com Rocky, do grupo de rap ASAP Mob que começou no Harlem em 2006.

Os possíveis jurados teriam sido questionados se acreditavam que poderiam chegar a um veredicto justo e imparcial no caso contra a A$AP se Rihanna estivesse presente no tribunal; retratado em outubro de 2024

Rihanna promovendo sua linha Savage x Fenty em uma postagem de agosto no Instagram
Rocky foi preso em abril de 2022 no aeroporto LAX ao descer de um avião particular de Barbados, onde estava de férias com Rihanna.
Ele está em liberdade sob fiança de US$ 550 mil desde sua prisão.
Em uma audiência preliminar, os promotores apresentaram imagens de câmeras de vigilância e depoimentos de Ephron e policiais para apoiar sua alegação de que, durante a discussão, Rocky apontou uma arma para Ephron e depois disparou duas vezes contra ele, ferindo sua mão.
O próprio Ephron testemunhou que Rocky apontou a arma para o estômago e disse ‘Vou te matar agora mesmo’, antes de disparar.
O advogado de Rocky, Joe Tacopina, contestou o caso da promotoria, dizendo que não havia provas suficientes de que um tiroteio tivesse acontecido e chamando as evidências do vídeo de vigilância e o depoimento das testemunhas de ‘inconclusivos’.
Ephron entrou com uma ação civil separada por agressão e agressão contra Rocky, que está suspensa enquanto se aguarda o resultado do julgamento criminal.
Na terça-feira anterior, Rocky e sua equipe jurídica tiveram a chance de aceitar um acordo judicial no qual ele se declararia culpado de uma das acusações de agressão em troca de uma pena suspensa de sete anos, 180 dias de prisão e três anos de liberdade condicional.
A segunda acusação de crime também teria sido rejeitada.

Ela namora A$AP desde 2020 e eles compartilham os filhos RZA, de dois, e Riot, de um; retratado em 2023
Mas Tacopina recusou a oferta, dizendo ao juiz do Tribunal Superior de Los Angeles, Mark Arnold, que a arma com a qual Rocky atirou em Ephron era na verdade uma ‘arma cenográfica’ – uma arma de fogo falsa usada em filmes.
Foi a segunda vez que os advogados de defesa de Rocky cancelaram um acordo de confissão de acusação.
Depois que o primeiro acordo foi apresentado na última quarta-feira, Tacopina disse ao DailyMail.com: ‘Ele não cometeu um crime’ e chamou o caso do promotor distrital de Los Angeles contra Rocky de ‘fundamentalmente fraco’.
O juiz disse anteriormente que esperava que um júri fosse escolhido no julgamento de A$AP Rocky na quinta-feira, enquanto os advogados da estrela do hip-hop protestavam contra a falta de candidatos negros para o painel.
Quase cem jurados em potencial irão ao tribunal de Los Angeles para um terceiro longo dia de interrogatório no julgamento, onde Rocky é acusado de duas acusações de agressão com arma de fogo semiautomática por supostamente atirar contra um ex-amigo em Hollywood em 2021.
As declarações de abertura provavelmente começarão na próxima sessão, agora que todos os 12 jurados e os quatro suplentes já se sentaram.
“Tenho quase certeza de que teremos um júri amanhã”, disse o juiz do Tribunal Superior, Mark Arnold, no final do tribunal na quarta-feira, agradecendo aos palestrantes pela paciência. ‘Isso não vai durar para sempre.’