Connect with us

TJAM fica entre os quatro primeiros colocados no Ranking dos Estados com maior Eficiência do Judiciário

Publicado

on

TJAM fica entre os quatro primeiros colocados no Ranking dos Estados com maior Eficiência do Judiciário

Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados oficiais, o ranking aponta que o Amazonas ocupa o 4.º lugar entre os estados com menor taxa de congestionamento líquida relativo ao total de processos em tramitação.


 

O Tribunal de Justiça do Amazonas aparece em 4.º lugar no Ranking dos estados com maior Eficiência do Judiciário, apresentando uma das menores Taxas de Congestionamento Líquida de todo o País. Elaborado com base em dados oficiais, neste caso específico, com números disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça, o ranking aponta que o Amazonas registra uma taxa de 50,0% de congestionamento, atrás somente do Distrito Federal (48,7%), Rondônia (45,5%) e Roraima (40,9%).

Para se ter uma ideia desse desempenho, os estados com as maiores taxas (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará e São Paulo) apresentam índices superiores a 70%.

“O resultado captado pelo ranking do Centro de Liderança Pública reflete os esforços empreendidos pelos magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas e suas equipes a fim de garantir a celeridade e a eficiência dos serviços prestados à população. A demanda anual é gigantesca e é importante destacar o empenho do Judiciário no sentido de julgar e finalizar os processos”, afirmou o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes.

Dados atualizados e disponíveis no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontam que, em 31 de novembro de 2025, o indicador referente à Taxa de Congestionamento Líquida do TJAM estava em 49,26%.

A Taxa de Congestionamento Líquida refere-se ao percentual de processos que ficam represados sem solução, comparativamente ao total tramitado (novos + pendentes), retirando processos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório.

O ranking

Os indicadores divulgados pelo CLP nesta segunda-feira (06/01) integram os “Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios” e, conforme a organização não governamental, têm o objetivo de mensurar a capacidade dos entes federativos brasileiros em gerar bem-estar para a população.

Ainda conforme o CLP, foram selecionados 100 indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O indicador referente ao Judiciário compõe o pilar temático “Eficiência da Máquina Pública”.

 

 

 

 

Terezinha Torres

Foto: Arquivo TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 99316-0660

 

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

Copyright © 2023 Portal Primeira Página